o Empreendedor


Para ser empreendedor, a pessoa precisa ter as seguintes características:

1 – BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA

Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias;
Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
Aproveitam oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.

2 – PERSISTÊNCIA

Age diante de um obstáculo;
Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
Assume responsabilidade pessoal pelo desempenho necessário ao atingimento de metas e objetivos;

3 – COMPROMETIMENTO

Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa;
Colabora com os empregados ou se coloca no lugar deles, se necessário, para terminar um trabalho;
Esmera-se em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade em longo prazo, acima do lucro em curto prazo.

4 – EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

Encontra maneiras melhores, mais rápidas e ou mais baratas de fazer as coisas;
Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência;
Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

5 – DISPOSIÇÃO PARA CORRER RISCOS CALCULADOS

Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;
Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;
Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

6 – ESTABELECIMENTO DE METAS

Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal;
Define metas de longo prazo, claras e específicas;
Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis;

7 – BUSCA DE INFORMAÇÕES

Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores e concorrentes;
Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial.

8 – PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICOS

Planeja dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos;
Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e as mudanças circunstanciais;
Mantêm registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.

9 – PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS

Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
Age para desenvolver e manter relações comerciais.

10 – INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA

Busca autonomia em relação a normas e controles de outros;
Mantém seu ponto de vista, mesmo diante de oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
Expressa confiança na sua própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.