Substituindo o HD por um SSD de menor tamanho


Se eu tinha um desejo de compra para 2018, este era um novo notebook, pois o atual estava muito, mas muito, lento. Um colega trocou o disco rígido do notebook antigo dele e o equipamento ganhou nova vida, perdendo pouco em desempenho para os notes atuais. Fique interessado em fazer o mesmo. 

Por 10 a 25% do preço de um notebook novo é possível substituir o HD (Disco rígido) por um SSD (Unidade de estado sólido). Optei pela substituição, pois as configurações do nosso notebook atual são boas e o equipamento está em ótimo estado.

Acabei adquirido um SSD menor que o HD, o que aumentou o trabalho para trocar, mas graças aos fóruns da Internet conclui a substituição em cerca de 10 horas. Para efetuar a operação em prazo menor, segue um passo-a-passo:

Material utilizado

  • SSD – o tamanho deve ser maior que o dos dados armazenados no computador. Se possível, utilize um SSD do mesmo tamanho do HD ou maior;
  • Case / porta HD de notebook – possibilita utilizar o HD/SSD interno como HD externo;
  • Pendrive – para executar o sistema de clonagem de HD;
  • DVD – para salvar a imagem de instalação do Windows 10;
  • Chave de fenda – compatível com os parafusos do seu notebook.

1. Verificar tamanho dos arquivos e efetuar backup

Para copiar os arquivos será necessário alterar o tamanho das partições do HD (somente no caso do HD ser maior que o SSD).

Para isso, é necessário confirmar se o espaço ocupado é inferior ao tamanho do SSD. Se você tiver mais informações do que o SSD suporta, será necessário transferir parte das informações para outras mídias ou apagar arquivos desnecessários.

Após, faça um backup, medida de segurança que dá tranquilidade para alterar o HD principal.

2. Arquivos de instalação do windows

Alterar as partições do HD atual pode gerar problemas no Windows, necessitando a execução da reparação do sistema a partir dos arquivos de instalação. 

Se você, como no meu caso, não tiver os discos de instalação (o notebook era Windows 7 e migrei gratuitamente para o Windows 10), é possível fazer o download do disco de instalação (ISO).

Optei por criar a instalação em pendrive, porém, talvez pelo tamanho do mesmo ser de exatos 8 GB, o software da Microsoft não conseguiu efetivar a instalação

Gerei então a imagem ISO, salvando no pendrive com a ajuda do programa Rufus, que simplifica a gravação de ISOs em pendrives e a criação de pendrives bootavéis. No momento de executar a recuperação, o pendrive não executava, cometi alguma falha ao gerar o pendrive de boot.

Somente após queimar um DVD em outro computador com a ISO do Windows 10 acima mencionada, é que consegui ter acesso à instalação do Windows 10.

3. Copiando os dados para o SSD

O procedimento é simples, basta executá-lo com calma, seguindo o excelente tutorial do Clube do Hardware:

O programa indicado para clonar o HD (GParted), além de copiar todo o sistema de arquivos e seu conteúdo, permite alterar os tamanhos das partições, de forma que as partições do HD antigo sejam menores que o espaço disponível no SSD.

Como o HD do notebook não estava particionado separando o sistema operacional dos dados, mantive a mesma configuração do meu HD e não a recomenda no tutorial.

No vídeo não apareceu, mas conforme mencionado na página do tutorial, é necessário configurar as flags das partições do SSD, igual às do HD antigo.

4. Troca do hardware

Tive sorte com o meu notebook, ele permite acesso direto ao HD, removendo um parafuso, o que tornou desnecessário desmontar o computador, mexer nas conexões, etc. 

O tutorial acima indicado explica pausadamente como efetuar a substituição quando o equipamento não tem uma gaveta específica para o HD.

5. Recuperando o Windows

Ao ligar o computador com o novo HD SSD, a esperada tela azul de erro,  mencionada na página do tutorial, foi exibida. 

A solução é fazer o boot pelo DVD de instalação do Windows, com o cuidado de escolher a opção de reparar o sistema (cuidado para não clicar em instalar o Windows).

A reparação da inicialização falhou. Felizmente localizei um fórum, orientando como fazer a reparação via prompt de comando, executando os seguintes comandos após selecionar a opção prompt de comando na recuperação do Windows:

bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /rebuildbcd

Um dos três comando falhou, o que me levou a executar estes comandos:

bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd
bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot

Fiquei com a impressão que tinha falhado novamente, mas ao reiniciar o computador o Windows foi executado exatamente como estava configurado no HD anterior, ufa!

Agora o Windows carrega em poucos segundos, o menu iniciar abre instantaneamente, até as atualizações do sistema operacional ocorrem em poucos minutos. 

Saiba +

  1. Foto: Kingston HyperX 120GB 3K SSD (Santeri Viinamäki/ wikimedia) – CC BY 4.0