Solução para o erro “verifique a conexão e tente novamente” no Google Assistente 6


Ao acessar o Google Assistente é exibida a mensagem “verifique a conexão e tente novamente”.

Verifiquei que a falha ocorria somente com a minha conta do Google. Utilizando o celular com outra conta, o Google Assistente funcionava normal.

A solução está neste fórum do Google, e por mais incrível que possa parecer, é um problema no Google Maps. Solução:

  1. Acessar o Google Maps (eu acessei pelo computador, mas creio que funcione pelo app tb)
  2. Remover o endereço de casa
  3. Remover o endereço do trabalho
  4. Caso o Google Maps não permita a exclusão (não consegui remover o do trabalho), basta substituir por um endereço qualquer.
  5. O Google Assistente funcionou sem problemas, inclusive o reconhecimento do “Ok, Google”
  6. Voltei ao Google Maps e cadastrei os endereços corretos de casa e do trabalho.

Solução original:

Matteo Cecchi disse:

Hi Eaglehaw,
I solved it. In my case it was an error in work address in google maps. I changed it and all went right. Have a look at the home/work addresses saved in google maps and try to modify/re-insert them.
Hope it will help.
Matteo

Nos fóruns do Google muitos usuários reportam ter resolvido o problema apagando o cache dos Apps Google, Google Play e Google Play Services. No meu caso não resolveu.

Anteriormente removi as atualizações do App do Google (problema persistiu), mesmo após voltar o celular às configurações de fábrica, a falha na conexão do Google Assistente se manteve.

No mesmo Fórum do Google, alguns usuários informaram ter resolvido o problema seguindo o procedimento abaixo:

Check if the Google app is updated to the latest version? To check, visit Play Store and got to the Google App page. If you see update button, try updating the app that may help resolve this issue.

If the app is updated to latest version, uninstalling the update may help resolve the issue. Here’s how: Go to device Settings > Apps or application manager > find Google app> tap on the menu icon (three vertical dots) on top right corner > Uninstall updates.

Try clearing the cache and data of the Google App: Settings > Apps > Google App > Storage > Clear Cache and then tap on Manage Space > Clear All Data. Please note that this will delete all the preferences of the Google App including the widgets.

If that doesn’t help, go to Settings > Apps > Google App > Disable. Later you can tap on Enable (If you have an option to uninstall the Google App, please uninstall and reinstall the app.

Restart your device.

 

Saiba +