A construção do trecho final do Rodoanel (Norte) teve início há um ano, com previsão de conclusão no início de 2016.
É possível acompanhar o andamento da obra através do Twitter Rodoanel Norte, mantido pelo DERSA. Estágio atual das obras no Lote 4:
O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária financiada pelo BID no mundo. A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na interseção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos [2].
A obra foi dividida em seis lotes:
Lote | Extensão | Valor | Responsável |
---|---|---|---|
Lote 1 | 6,2 km | R$ 647.611.591,06 | Consórcio Mendes Júnior/Isolux Corsán |
Lote 2 | 4,88 km | R$ 604.170.644,64 | Construtora OAS Ltda |
Lote 3 | 3,62 km | R$ 601.140.442,61 | Construtora OAS Ltda |
Lote 4 | 9,1 km | R$ 788.021.820,59 | Acciona Infraestructuras S/A |
Lote 5 | 7,88 km | R$ 646.340.371,22 | Consórcio Construcap/Copasa |
Lote 6 | 11,96 km | R$ 619.219.894,43 | Acciona Infraestructuras S/A |
O rodoanel Norte é o trecho mais polêmico em virtude do impacto ambiental. Após muitos anos de discussão sobre o traçado ideal, o Governo optou por tangenciar a Serra da Cantareira no município de São Paulo, região que sofre forte pressão habitacional.
O traçado do Trecho norte pode ser conferido neste vídeo:
É importante acompanhar os argumentos dos que defendem a preservação da serra. Vencidos pelo Governo, agora alertam e fiscalizam o real impacto ambiental e a execução das compensações ambientais, nesse sento, é o site mantido pelo SOS Cantareira.
A Prefeitura de São Paulo exige que o Governo do Estado crie nove parques e cerque outros 10 parques já existentes na região que será cortada pelo Rodoanel. A preocupação do Governo Municipal é impedir que a margem do Rodoanel Norte seja ocupada, como ocorreu em outros trechos já entregues.
Referência
- Fotos:
- Traçado do Rodoanel (Pini)
- Andamento obra Lote 4 (Facebook Dersa)
- Grandes Construções: Rodoanel Mario Covas perto do fim
- Estadão: Rodoanel: Prefeitura exige 9 parques