Um ano de obras no trecho norte do Rodoanel


Traçado Rodoanel Norte

A construção do trecho final do Rodoanel (Norte) teve início há um ano, com previsão de conclusão no início de 2016.

É possível acompanhar o andamento da obra através do Twitter Rodoanel Norte, mantido pelo DERSA. Estágio atual das obras no Lote 4:

Andamento Lote 4 Trecho Norte

O Rodoanel Norte é a maior obra rodoviária financiada pelo BID no mundo. A rodovia terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na interseção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116). O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos [2].

A obra foi dividida em seis lotes:

Lote Extensão Valor Responsável
Lote 1 6,2 km R$ 647.611.591,06 Consórcio Mendes Júnior/Isolux Corsán
Lote 2 4,88 km R$ 604.170.644,64 Construtora OAS Ltda
Lote 3 3,62 km R$ 601.140.442,61 Construtora OAS Ltda
Lote 4 9,1 km R$ 788.021.820,59 Acciona Infraestructuras S/A
Lote 5 7,88 km R$ 646.340.371,22 Consórcio Construcap/Copasa
Lote 6 11,96 km R$ 619.219.894,43 Acciona Infraestructuras S/A

O rodoanel Norte é o trecho mais polêmico em virtude do impacto ambiental. Após muitos anos de discussão sobre o traçado ideal, o Governo optou por tangenciar a Serra da Cantareira no município de São Paulo, região que sofre forte pressão habitacional.

O traçado do Trecho norte pode ser conferido neste vídeo:

É importante acompanhar os argumentos dos que defendem a preservação da serra. Vencidos pelo Governo, agora alertam e fiscalizam o real impacto ambiental e a execução das compensações ambientais, nesse sento, é o site mantido pelo SOS Cantareira.

A Prefeitura de São Paulo exige que o Governo do Estado crie nove parques e cerque outros 10 parques já existentes na região que será cortada pelo Rodoanel. A preocupação do Governo Municipal é impedir que a margem do Rodoanel Norte seja ocupada, como ocorreu em outros trechos já entregues.

Referência

  1. Fotos:
    1. Traçado do Rodoanel (Pini)
    2. Andamento obra Lote 4 (Facebook Dersa)
  2. Grandes Construções: Rodoanel Mario Covas perto do fim
  3. Estadão: Rodoanel: Prefeitura exige 9 parques