Quinta feira é dia de reivindicar internet rápida


O IDEC mantém uma campanha pelo aumento da qualidade das conexões à Internet. A ideia é enviar mensagens aos conselheiros da Anatel toda quinta-feira, quando eles se reúnem.

Basta preencher o formulário disponível no site da campanha para enviar a mensagem requerendo:

  • regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
  • definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
  • abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
  • ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
  • metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública
  • capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.

A iniciativa é importante, precisamos lutar por conexões com qualidade pois estamos a cada dia mais dependentes da internet, destaco principalmente as soluções de governo eletrônico, que aproximam a administração pública da população, desburocratizando e agilizando o atendimento.

Deveriam acrescentar revindicações de universalização do acesso, muitas pessoas ainda residem em locais que não possuem disponibilidade de conexões banda larga.

Você sabe como está a qualidade da sua conexão à internet? Há vários serviços que oferecem essa medição, mas as operadoras costumam criticar a qualidade da medição. Recomendo dois:

  • Simet, mantido pelo cgi.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil);
  • Teste sua velocidade, mantido pela Abusar (Associação Brasileira dos Usurários de Acesso Rápido).

Referência

  1. Imagem: IDEC