O IDEC mantém uma campanha pelo aumento da qualidade das conexões à Internet. A ideia é enviar mensagens aos conselheiros da Anatel toda quinta-feira, quando eles se reúnem.
Basta preencher o formulário disponível no site da campanha para enviar a mensagem requerendo:
- regras de qualidade de atendimento ao consumidor, com prazos máximos para reparo, instalação, resolução de reclamações, atendimento no SAC, entre outros;
- definição da variação máxima permitida da velocidade de modo a garantir qualidade, como previsto inicialmente pela Anatel;
- abatimento na conta proporcional à velocidade não entregue;
- ferramenta certificada para o consumidor medir a qualidade da sua conexão;
- metas de rede ligadas à disponibilidade do serviço e transmissão de pacotes nos moldes da proposta que foi à consulta pública
- capacidade máxima de ocupação da rede, no limite de 80%, evitando sobrecarga.
A iniciativa é importante, precisamos lutar por conexões com qualidade pois estamos a cada dia mais dependentes da internet, destaco principalmente as soluções de governo eletrônico, que aproximam a administração pública da população, desburocratizando e agilizando o atendimento.
Deveriam acrescentar revindicações de universalização do acesso, muitas pessoas ainda residem em locais que não possuem disponibilidade de conexões banda larga.
Você sabe como está a qualidade da sua conexão à internet? Há vários serviços que oferecem essa medição, mas as operadoras costumam criticar a qualidade da medição. Recomendo dois:
- Simet, mantido pelo cgi.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil);
- Teste sua velocidade, mantido pela Abusar (Associação Brasileira dos Usurários de Acesso Rápido).
Referência
- Imagem: IDEC