Desafio 21 Dias: 12 – O que aprendi sobre blogs em 2011


Já passamos da metade do desafio, agora é o momento de listar o que aprendi sobre blogs em 2011. O ano já está acabando e parece que começou ontem, é difícil estipular de forma precisa o que aprendi este ano, mas vamos lá.

O WordPress tem suporte

Este ano decidi mudar todos os meus sites para o WordPress, blogs, sites e wikis agora rodam na mesma plataforma, facilitando a manutenção. Qual o aprendizado? Essa decisão ocorreu após eu ter um problema com os comentários, queria gerenciar os comentários, colocar as respostas abaixo dos comentários originais, etc.

Já utilizei diversos plugins, mas resolvi retornar ao IntenseDebate, desenvolvido pela mesma empresa do WordPress. Tive um sério problema na migração e não conseguia resolver nos fóruns e sites especializados no WordPress. A solução: entrei em contato diretamente com a Automattic e eles me responderam, indicaram duas formas de resolver o problema e mantiveram contato até a implantação ser finalizada, custo? Nenhum, free.

Periodicidade de publicação

É importante definir – e manter – a publicação periódica de posts, o trabalho é grande, mas é essencial para manter o blog vivo. Não ajuda muito publicar 10 posts em um dia e nada nos 3 meses seguintes, se conseguimos escrever 10 posts em um dia, o melhor é distribuir as publicações pelos próximos dias / semanas.

O plugin Editorial Calendar facilita a distribuição dos posts, exibido-os em um calendário.

Responda agora ou cale-se para sempre

O crescimento dos comentários durante este ano foi um dos motivos para eu demorar para responder as questões levantadas, descobri a duras penas que se não respondemos logo que recebemos o comentário, dificilmente o faremos depois, seja pelo acúmulo de comentários pendentes ou por esquecimento.

É necessário monetizar

Manter um blog gera custos, o que inclui o tempo dedicado e as despesas com domínios e hospedagem. Monetizar não é apenas espalhar banners do Google Adsense pelas páginas, mas todo o retorno que podemos / queremos ter com o blog, como conquistar clientes, parcerias de negócios, desenvolver idéias, etc.

SEO não tem fim

É fundamental aprimorar constantemente a otimização dos nossos sites para os mecanismos de busca. Há tanta informação disponível que precisamos nos destacar e ainda concorrer com aplicações desenvolvidas apenas para figurar entre as primeiras posições dos buscadores, mesmo sem apresentar conteúdo relevante.