iBand: Provedor gratuíto do Grupo Bandeirantes 8


Aparentemente a Bandeirantes encerrou o iBand (leia os comentários). Os links não funcionam e há um relato no Reclame Aqui sobre a interrupção repentina do serviço desde junho de 2010. Não localizei nenhuma notícia confirmando o fechamento.

É um absurdo encerrarem o serviço sem comunicar previamente os usuários, especialmente os que utilizavam o e-mail oferecido. O iBand deveria ter informado com antecedência para que os usuários mudassem de provedor e copiassem as mensagens armazenadas. Se esse aviso não foi realizado, cabe certamente uma indenização dos prejuízos sofridos por seus usuários.

Solução para acessar o e-mail

O Jefferson, nos comentários, solucionou o problema do acesso aos e-mails, basta acessar o Google Apps: https://www.google.com/a/iband.com.br/

Problemas como esse provam a necessidade de manter backup atualizado de todas as nossas informações, inclusive as armazenadas em serviços online de e-mail, documentos, agendas, discos virtuais, etc.

Gratuitos ou não, temos direito ao acesso às informações que armazenamos nesses serviços e não podem excluir nossas informações sem nos avisar previamente. A seguir, o post que escrevi originalmente, quando descobri o Provedor:

O grupo Bandeirantes lançou um provedor de acesso à Internet em parceria com a GVT e Google. O provedor está disponível em um pequeno número de cidades e atua no acesso à Internet através do telefone. O email, @iband.com.br, utiliza a tecnologia do Gmail do Google, assim como o IG faz.

A Bandeirantes deveria concentrar seus investimentos em Internet nos portais de suas empresas, redes de conteúdo e sociais, TV por Internet, etc. O provimento de acesso à internet, ainda mais na modalidade discada, é um mercado muito concorrido.

Creio que a Band lançou o serviço pois ela apenas empresta seu nome, cabendo à GVT e ao Google a administração de todos os serviços, ou seja, a Band não teve que realizar um investimento significativo. Nesse caso a oferta do serviço tem lógica.