Desafio 21 Dias: 2 – Ferramentas


O segundo desafio é organizar as ferramentas que utilizamos para nos informar e guardar informações para futuros posts.

Informação

Eu gosto de aprender, saber como as coisas funcionam e me manter informado. Em alguns momentos acumulo tanta informação para ler que fico perdido e sofro um pouco para apagar, sinto que tenho a obrigação de ler e classificar todo o material. Aproveitei esta tarefa para fixar novas regras.

Eu utilizo o Thunderbird para gerenciar os e-mails, mantendo na caixa de entrada somente as mensagens não lidas (263), a maioria newsletters de notícias jurídicas, optei por apagar sem dó todas pendentes há mais de 60 dias, apesar de importantes, é praticamente impossível que eu consiga ler todas. Só essa regra reduziu para 94 mensagens pendentes.

E os feeds? Admito que este ano perdi o controle do Google Reader, mesmo a ajuda do Reader que apaga automaticamente os posts mais antigos não foi suficiente. Os Feeds não lidos passam de 1mil e a quantidade de feeds que assino não é grande, são 132.

Mas preciso assumir o controle de volta, reduzi para 79 feeds e 752 posts não lidos, ainda é uma quantidade muito grande, mas consegui uma redução importante.

Organização

Também estou tentando organizar meus arquivos de notícias, tenho duas prateleiras abarrotadas de revistas e recortes que estou digitalizando, mas é necessário melhorar a organização.

Os arquivos digitalizados estão organizados em uma série de pastas separadas por assunto, numa espécie de biblioteca. Ainda preciso melhorar essa classificação e utilizar outras ferramentas, como taguear os arquivos para facilitar as buscas.

Utilizo um software gerenciador de tarefas, o ToDoList, o único defeito é não possuir sincronização com outros dispositivos, terei que substituí-lo algum dia.

Já para links e pequenos textos eu utilizava o Evernote, mas migrei para o One Note da Microsoft, pois a organização das notas é melhor, especialmente quanto a facilidade para hierarquizar os cadernos.

Também mantenho uma wiki onde armazeno anotações de palestras, cursos, pesquisas, receitas, etc. Utilizava a MediaWiki, mas tive muitos problemas para conseguir fazer as atualizações. Agora estou migrando todo o conteúdo para o WordPress.