Desafio 21 dias: 1 – A limpeza


O Desafio 21 dias é uma iniciativa do Blosque, trata-se de uma série de tarefas ao longo do mês de novembro visando melhorar os blogs participantes. Acompanhei as edições anteriores sem participar diretamente. Agora em 2011 optei por me inscrever e tentar cumprir todas as atividades, apesar do pouco tempo que tenho disponível.

A primeira tarefa é a limpeza do blog.

Links quebrados

Corrigir os links para endereços que não existem mais. Tenho o costume de apontar vários links nos meus posts, o que gerou, de acordo com o Xenu’s Link Sleuth, 23.945 links desde 2007.

Preciso rever pelo menos 3mil links, algo impossível de ser concluído antes do término do desafio, mesmo assim, consegui tratar perto de 1,5 mil links em 10 horas de trabalho, após o término do desafio vou retomar a correção. Veja o relatório:

Dos links quebrados que não foram resolvidos, a maior parte está dividida em dois problemas de geração de código: o feed para cada categoria está desativado (erro 500) e links com o “www.vlima.com” acrecido no final, que não consegui descobrir o que está gerando esses links, pois eles não aparecem no código da página.

Páginas não encontradas no blog

Esta parte é complexa. O Google apresenta diversos erros de rede inacessível, um dos principais motivos das mudanças que iniciei em outubro e que pretendo acelerar neste desafio é justamente melhorar o desempenho do blog, pois o acesso estava muito lento.

O sitemap está sem nenhum erro, até aproveitei para enviar novamente o arquivo para o Google:

Eliminar tranqueiras

Em outubro comecei a reformular este blog, com troca de layout. Tenho 27 plugins instalados e 23 ativos, o número é grande mas nessa primeira análise todos parecem necessários.

Limpar o spam dos comentários

Até o início deste mês, todos os comentários dependiam de moderação para serem publicados, assim eu bloqueava todos os spans. Agora em novembro liberei os comentários e estou efetuando o controle posteriormente, até o momento recebi poucos spans. Limpeza da pasta span:

Corrigir e realojar scripts

Tento manter a menor quantidade de scripts nas páginas, já foi a época de contadores de visitas, assinantes de feed e outros. Atualmente mantenho apenas os códigos dos sistemas de monetização e do plugin do Twitter.

Detalhes no layout

Posicionei o banner do título à direita, antes estava muito próximo do logo do blog, criando confusão. Aproveitei para atualizar o favicon do site.