Há outros inimigos


Foto: site oficial do tropa de elite 2

Dinheiro e poder seduzem. Qualquer pessoa sobre sucumbir a eles, especialmente quando tentado. É muito fácil criticar ou se auto afirmar uma pessoa ética, incorruptível, mas você já foi tentado?

O Senhor dos Anéis traz essa mensagem, mesmo os mais preparados sucumbem ao anel, é querer fazer o bem utilizando os métodos errados, não vai dar certo. Muitas pessoas aceitam se submeter, participar, de esquemas de corrupção ou de favorecimento em troca de um “bem maior”.

Após algum tempo, a pessoa está tão envolvida com o esquema que não consegue mais o abandonar, mesmo percebendo a gravidade da situação. Essa é a origem clássica das máfias, retratada magistralmente no O Poderoso Chefão.

Tropa de Elite 2, assim como os filmes acima, consegue retratar de forma simples e envolvente o complexo problema da corrupção e como cada um de nós tem sua parcela de responsabilidade. No Tropa de Elite 1 foi exposta a relação do consumo de drogas com o tráfico e a violência urbana.

Na continuação, vemos que as pequenas propinas do dia a dia movimentam um sistema de dependências e financiamento que chega até ao Governo Federal. É importante enxergar que ao comprar um produto pirata, dar uma “caixinha” para um fiscal, pagar o café de alguém para agilizar um serviço, estamos contribuindo diretamente para a manutenção desse “sistema”.

Soluções

É possível resolver o problema? O filme exibe a sucessão contínua dos esquemas de corrupção, cai um, imediatamente surge outro no lugar. É impossível evitar um sentimento de melancolia.

Reprimir as quadrilhas é apenas o início do processo, a virada exige duas políticas de massa: educação e aumento de renda. Faz parte da educação a ética, que é um processo de conscientização lento, envolve várias gerações.

Tão grave quanto participar dos esquemas é ficar indiferente a eles, fato comum no nosso País. Não podemos esperar que tudo venha das autoridades ou de outras pessoas. Temos que nos engajar, fazendo nosso papel: não contribuir para esses esquemas, denunciar os crimes que presenciamos, e principalmente debater o assunto e defender a ética junto as pessoas que temos contato.

Referência

  1. Site oficial do filme Tropa de Elite 2;
  2. Oito Colunas: A simbologia de O Senhor dos Anéis;
  3. Literalmente falando: Filme: Tropa de Elite 2;
  4. Repórter de Crime: Tropa de Elite 2: Nem tudo é verdade, mas quase tudo.