Esta é a última semana para os consórcios que desejam participar da licitação para a construção e operação da Linha 06 do Metrô preparem as propostas que apresentarão no dia 30/07/2013. Vence quem apresentar o menor valor de contraprestação da administração pública.
O processo é semelhante ao da linha 04 (Parceria Público Privada), com o governo arcando com parte do custo de construção e o consórcio vencedor ganhando o direito de operar a linha por 19 anos após os 06 previstos de construção. É previsto o investimento de R$ 7,8 bilhões, 50% custeado pelo parceiro privado.
O Governo do Estado preparou uma apresentação da Linha 06 (Brasilândia – São Joaquim), com as seguintes características:
- O trajeto será 100% subterrâneo;
- Extensão: 15,3km, a ser percorrido em 49 min a uma velocidade média de 35,7 km/h;
- 15 estações, com distância média de 952m;
- Integração com as linhas 7 e 8 da CPTM na estação Água Branca, 4 na Higienópolis-Mackenzie e 1 na São Joaquim;
- Frota de 20 composições operacionais + 3 de contingência;
- Os trens serão semelhantes aos da Linha 04, com seis carros, passagem entre os carros, sem cabines – a operação será automática;
- A receita será de R$ 1,50 por passageiro + exploração comercial das dependências concedidas.
Apesar do trajeto subterrâneo reduzir a necessidade de desapropriações, a linha atravessa regiões com alta densidade populacional. O Metrô disponibiliza a relação dos espaços que serão desapropriados para a implantação da Linha 06.
Referência
- Imagem: Governo do Estado de São Paulo;
- Secretaria de Transportes Metropolitanos: PPP Linha 6-Laranja de metrô – Processo STM n.º 000770/2012