A revista Supermercado Moderno de abril de 2010 trouxe o Relatório Anual do setor de varejo de alimentos Brasileiro. A análise é muito ampla, e está disponível na íntegra.
As lojas de atacarejo, como Assai e Spani, estão cada vez mais fortes. Em dois anos, o crescimento foi de mais de 100%, índice semelhante ao crescimento das lojas de vizinhança, como o Dia%. O crescimento das lojas menores é uma tendência.
Não gosto dos hipermercados que vendem roupas, pneus, etc. Perdemos muito tempo nessas lojas e normalmente faltam produtos, acabam oferecendo “”tudo e nada, ao mesmo tempo”. Gosto de lojas menores, para fazer as compras rapidamente, sempre procurando os estabelecimentos com preços mais competitivos.
O gráfico acima resolve uma curiosidade minha, sobre o faturamento das seções dos supermercados. O relativo equilíbrio me surpreendeu, assim como o auto volume do açougue.
Observação
É triste notar que um jornal do porte do Estado de S. Paulo não permite o acesso às edições anteriores. Permitir a consulta às edições passadas é bom para os anunciantes e facilita a realização de pesquisas.
Saiba +
- O Estado de S. Paulo de 23/04/2010, página B22;
- Estadão: Supermercados começam a ”encolher” no País;
- Estadão: Supermercados começam a ‘encolher’ no País;