O país da energia 1


Existem diversos tipos de Petróleo. Sua classificação é feita pelo grau API:

O grau API é uma escala utilizada para medir a densidade relativa de líquidos. A escala API varia inversamente com a densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API.

Pela escala, se o petróleo está abaixo de 22º é considerado pesado, abaixo de 10º é considerado extra pesado. Entre 22º e 30º é considerado médio e maior que 30º, leve.

(1)

As refinarias de petróleo Brasileiras, criadas antes da descoberta de petróleo no Brasil, são capacitadas para trabalhar com petróleo leve. As descobertas de campos de petróleo no Brasil até alcançar a auto-suficiência são todas de petróleo pesado.

Não só quem consome gasolina, diesel e GLP, mas todos os brasileiros se beneficiarão, uma vez que estamos falando de auto-suficiência energética e energia é um insumo básico para todas as atividades econômicas. O consumidor estará protegido das turbulências do mercado e a Petrobras terá mais flexibilidade na gestão dos preços, tornando os impactos mais suaves. Por outro lado, parte do petróleo pesado excedente ao nosso consumo, que seria exportado por preços inferiores aos do petróleo leve, será utilizado para aumentar o volume nacional processado por nossas refinarias, que estão sendo ampliadas e modernizadas. Outra providência para valorizar o petróleo pesado nacional é a implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro que vai utilizar esse produto como insumo.

(Sergio Gabirelli, presidente da Petrobrás, comentando sobre os benefícios da auto-suficiência em petróleo (2))

A descoberta de petróleo leve no Espírito Santo no final do ano passado complementada agora com a descoberta do campo Tupi, em São Paulo( a maior reserva de petróleo brasileira e ainda por cima de grau leve) efetivam a auto-suficiência  brasileira, pois agora nossas refinarias não precisarão importar petróleo leve.

Nosso impressionante potencial de geração de energia hidrelétrica, eólica, solar, petrolífera e biológica deve nos levar ao status de potência energética mundial. É o nosso maior trunfo para alcançar o patamar de país desenvolvido.

Esse cenário é muito interessante, mas cuidado: não se trata de reduzir os preços dos combustíveis a níveis venezuelanos. O preço do barril de petróleo é definido mundialmente, somente com forte intervenção do governo e a utilização de empresas petrolíferas estatais é possível alterar essa situação.

A justificativa é simples : as empresas que tem ações na bolsa ou pertencem a particulares visam obter lucro, esse fato é incompatível com uma grande redução de preços finais, pois reduz o lucro das empresas.

Saiba +:

  1. link não está mais disponível