Inovação: dia a dia, pouco a pouco 2


Casa do Digão Mas eu sempre fiz assim!

Essa frase separa as pessoas que inovam das que não inovam. O princípio da inovação é não se conformar como realizamos as tarefas. Tudo pode ser mais simples, rápido, econômico.

Nem todas as idéias são boas ou temos capacidade de realizá-las. Expor nossas idéias à outras pessoas é importante para aperfeiçoar e reduzir o tempo de implementação.

Podemos não aceitar alguma sugestão ou idéia com vários argumentos, como falta de dinheiro, tempo ou pessoal para implementar, ilegalidade, tentativas semelhantes que não surtiram efeito antes e até mesmo por priorizar outras atividades.

O que não podemos aceitar é a absurda: – eu sempre fiz assim. Esse tipo de justificativa é de quem tem medo de mudar, que não está pronto para novo. Com tantas novidades acontecendo no mundo, não podemos ficar presos ao costume.

A 50 anos o comércio era realizado por pequenas empresas, a pendura era comum. Cartões de crédito? Internet? Hipermercados? 5 ou mais concorrentes no mesmo quarteirão? É necessário se adaptar. Adaptar é sobreviver, se manter no mercado. Inovar é garantir o futuro.

Poucos inovam criando algo revolucionário ou inédito. O caminho é o aperfeiçoamento constante, diário. É através de uma série de pequenas e constantes melhorias que é possível se distanciar da concorrência.

Saiba +
photo credit: Rodrigo David