Copa do mundo 2010


Estádio de Durban. Foto: flickr do kabl1992

Quase um mês após a Copa do Mundo 2010 – África do Sul finalmente escrevo minhas impressões. Apesar de muitos problemas na organização, superou minhas expectativas, espero que os problemas não se repitam no Brasil 2014.

Vuvuzelas a parte, a Copa foi mais um exemplo de integração das torcidas, com torcedores rivais sentados lado a lado nos estádios, misturando as pessoas. Falando de estádios, o de Durban é um dos mais belos que já vi, com destaque para a grande entrada no centro do Estádio:

Entrada do estádio de Durban. Foto: flickr do rafaelpacheco

Acompanhei a maior parte dos jogos pelo rádio, através da Eldorado ESPN. Apenas os jogos do Brasil, os realizados nos domingos e os últimos minutos de algumas partidas realizadas às 15h eu consegui assistir.

Esta Copa foi marcada pelos esquemas táticos defensivos e pela falta de gols. Nesse sentido, gostei da Espanha ter ganho o título, foi a vitória do futebol bonito, bem trabalhado. A Holanda mostrou um futebol violento e retranqueiro, diferente da tradição que a consagrou.

Destaco também a Alemanha, cujo futebol surpreendeu e que desponta como uma das favoritas para 2014. Só não surpreendeu mais do que o Uruguai, a mais desacreditada das seleções Sul-Americanas foi a que apresentou o melhor desempenho, inclusive com o jogo, ou melhor, a jogada mais marcante da Copa: o penalti que Gana perdeu no último minuto da prorrogação:

Brasil 2014

Nossa Seleção decepcionou na Copa 2010. É claro que qualquer seleção tem mais chances de perder do que ganhar o Troféu, não falo de ser obrigatório conquistar o hexa, mas sim, de fazer um bom papel.

O primeiro passo é não jogar com esquemas defensivos, baseados no contra ataque, não é a natureza do nosso futebol. Portanto, a primeira coisa que espero para a próxima Copa é que nossa Seleção honre nossa tradição, jogando um futebol alegre e ofensivo.

No mais, temos que fiscalizar o dinheiro público utilizado na Copa, exigindo principalmente que seja deixado um legado que beneficie a população, como a melhoria do sistema de transporte público e da infra estrutura de telecomunicações. Não podemos repetir a ausência de legado do Pan 2007.