100 anos das 500 milhas de Indianápolis


As 500 milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo, comemorou 100 anos na edição realizada ontem. A primeira prova no circuito foi realizada em 1911, mas esta ainda não é a edição de número 100, pois as competições foram interrompidas pela Segunda Guerra Mundial. O Estadão divulgou a primeira prova assim:

Há 20 anos, quem diria, acompanho as corridas da Indy em Indianápolis, várias provas são memoráveis é difícil selecionar os momentos que mais me marcaram. Sem sobra de dúvida, sempre que falo sobre as 500 milhas comento do Emerson Fittipaldi, o primeiro brasileiro a vencer a prova, o primeiro a receber US$ 1mi em prêmios, o único que trocou o leite do pódium pelo suco de laranja:

A prova de ontem será lembrada por muitos anos pela chegada: o líder JR Hildebrand bateu na última curva, entregando a vitória para Dan Wheldon, mas conseguindo uma incrível 2ª posição. Tony Kanaan chegou em 4º, depois de ficar 1 volta atrás e por duas vezes estar 20 posições atrás do lider. Assista a última volta:

Referência

  1. Fotos
    1. Indianapolis Motor SpeedWay Wallpaper;
    2. O Estado de São Paulo: Arquivo;
    3. Emerson Fittipaldi com o suco de laranja no pódium: Foto: ESPN / Getty Images;
  2. Velocidade: Indy: Dan Wheldon vence de forma surpreendente as 500 milhas de Indianapolis;
  3. Café com F1: Indy – Vídeo sensacional do fim da prova.