O modelo free de negócios


O Ricardo Jordão ( BizRevolution) postou sobre o livro Free de Chris Anderson.O livro fala sobre como obter dinheiro quando os produtos são gratuitos, ou melhor, os produtos são a propaganda da empresa:

Imagina um mundo onde a Cola-Cola é grátis porque é mais barato dar a Coca-Cola de graça para as pessoas do que fazer anúncio na televisão para fazer você comprar uma Coca-Cola.

Nesse cenário, imagina a Coca-Cola dando a Coca-Cola de graça porque ela ganha dinheiro te chamando para eventos como o Skol Beats.

Imagina um mundo onde todos os softwares da Microsoft são de graça porque a Microsoft ganha dinheiro com serviços de consultoria.

É óbvio que é mais barato para a Microsoft dar o Windows de graça do que fazer campanhas milionárias na televisão.

A prestação de serviços a cada dia fica mais importante que o produto. Os produtos estão se transformando em commoditys. Para ter lucro as empresas precisarão investir em diferenciação, mas propriamente em serviços agregados. Esse raciocínio não se aplica apenas às grandes empresas, todos podem aproveitar as oportunidades desse novo modelo de negócios.

Estou iniciando um projeto nesse sentido: oferecer o produto gratuitamente e buscar a receita em outras fontes, como serviços.