Nesta terceira palestra do HollywwodCEO 2009 o Ricardo Jordão (Bizrevolution) analisou os filmes de Tarantino. Infelizmente perdi os primeiros 30 minutos pois a transmissão através do AulaVox estava horrível, depois correu bem.
Estas são as idéias que chamaram minha atenção:
O trabalho precisa ser divertido, o lider deve buscar a diversão da equipe, sem esquecer das metas. A diversão renova os colaboradores, dá energia. Ir almoçar, assistir um filme, sair no meio da tarde para ir ao cinema, etc.
O tradicional está em crise: GM, Casas Bahia, Rede Globo. Os alternativos estão crescendo baseados em um modelo de autenticidade, ser verdadeiro. É o caso das mídias sociais que a cada dia ocupam mais espaço no marketing das empresas.
A equipe tem que conversar e estar motivada, isso é mais importante do que ter o melhor software ou o melhor colaborador. Porque não estamos tendo boas conversas? Estamos perdendo a capacidade de ouvir. Sua empresa incentiva o debate interno?
Precisamos ser provocativos, ter a coragem de contrariar as pessoas mesmo quando somos a única opinião diferente. Você tem coragem de agir assim?
Marketing e vendas é conversação, como melhorar a conversa todos os dias? Ao vender você fala do de você ou de como ajudar seu cliente?
A melhor forma de falar do seus valores é demonstrando-os, o mesmo vale para se apresentar: demonstrar o que você faz é melhor do que falar.
A segunda melhor forma é contar uma história. Histórias permitem que você insira seus valores enquanto mantem as pessoas pensando nelas mesmas, para encontrar a história adequada é preciso conhecer seu público.
É preciso conversar honestamente com as pessoas, sem medo, sem se preocupar com a importância do tema ou da pessoa. O segredo para vencer esse medo é enfrentar, falar, conversar.
Ao planejar um roubo é necessário pesquisa de mercado, brainstorm, planejamento. Temos que “assaltar” nossos mercados, saber o que passa, buscar novos mercados. O que empresas como a nossa estão fazendo no exterior? Quais tecnologias utilizam?
É importante tomar descisões de forma a encorajar as pessoas a agir com conficção. Tão importante quanto desenvolver métodos é saber implementá-los.
Os slides da palestra: