Gestão para um mundo melhor


Em setembro assisti a palestra do Elcio Anibal de Lucca em Jundiaí. O Elcio é ex-presidente da Serasa e conselheiro do CIEE, que promoveu a palestra.

O tema da palestra foi Um vitorioso modelo de gestão, um resumo do seu livro Gestão para um mundo melhor que foi distribuído gratuitamente aos presentes e está à venda na Livraria Cultura.

O modelo de gestão da Serasa

Os colaboradores fazem a diferença nas empresas e a tendência é que as empresas de sucesso sejam as que possuem as melhores equipes. Como ter equipes comprometidas e motivadas?

O Elcio desenvolveu o conceito Ser Serasa, no qual todas as pessoas da empresa (independente do nível) precisam:

  • Ser Ético – buscar o bem de todos;
  • Ser Excelência – buscar ser o melhor em tudo que faz;
  • Ser Empreendedor – transformar o ambiente para obter sucesso nos negócios com responsabilidade social;
  • Ser Gente – valorizar o próximo como a nós mesmos.

Eliminar aqueles que não se enquadram, ou não seguem os princípios é importante para manter a equipe saudável. A maior parte das palestras sobre recursos humanos que assisto não costuma falar sobre a demissão de colaboradores. O Elcio deixa claro, inclusive com exemplos, que não podemos tolerar quem não segue os princípios da empresa.

Qualidade / excelência / inovação

Todos devem participar da melhoria contínua da empresa. A Serasa tem um plano de sustentação da empresa, composto por:

Processo de qualidade Serasa

Participar de prêmios aumenta a velocidade de adoção das medidas de qualidade e é uma de feedback do processo. Conseguir certificações também é importante.

Estrutura Foco Matricial Bipolar

Todas as áreas da empresa possuem dois gestores: um focado no dia a dia e outro no futuro, na inovação.

Planejamento e Gestão Estratégica

Todos os colaboradores participam do planejamento e da monitoração dele. Para isso a Serasa desenvolveu vários fóruns e encontros.

Destaco a figura do Prefeito Serasa. O prefeito é um colaborador, de qualquer nível, eleito pelos demais e responsável por cuidar para que tudo funcione bem em determinada região. Cabe a ele chamar alguém para trocar uma lâmpada, alertar se alguém não está reciclando adequadamente, dar apoio a um colega com algum problema emocional, etc.