Cópia x Inspiração


O SEBRAE faz um excelente trabalho na ajuda para micro e pequenas empresas. Após 30 anos de vida os resultados são evidentes. Apesar disso, um consultor do SEBRAE disse em uma palestra que recomenda às micro e pequenas empresas copiarem as iniciativas de outras empresas, de forma a reduzir a mortalidade de empresas.

Esse conselho não pode ser considerado ao pé da letra, não podemos criar empresas simplesmente copiando outras. É para esse tipo de cópia que existe a franquia, aonde o criador do modelo recebe pela cópia.

Certa fez abrimos uma loja em um bairro residencial, longe do centro da cidade. O comércio na região era composto por padarias, locadoras, etc. Nenhuma empresa do nosso ramo existia no bairro, nem no município. Na rua escolhida, até hoje não existe nenhum estabelecimento comercial.

Depois de dois anos, o bairro passou a ser conhecido como o bairro do nosso seguimento. Agora já existiam pelo menos 5 lojas do ramo na região. Era impossível chegar a nossa loja em passar por uma concorrente, um deles copiou até as cores das paredes e o estilo dos bancos da nossa loja.

Mais dois anos se passaram: grande parte dessas lojas fecharam, entre elas essa que era 100% cópia. Porque fecharam? faltou a inovação.

Nossa empresa está sempre inovando. Temos dois objetivos: ser melhor hoje do que ontem e superar os melhores. No lugar de copiar, nos inspiramos, ou seja, verificamos tendências e aperfeiçoamos a idéia.

Estamos focados no comércio eletrônico. quando começamos em 1998, nossa empresa foi a primeira do seguimento a lançar um site de vendas na Internet. Agora, há pelo menos 46 outras lojas virtuais do ramo, somente no Brasil.

Há empresas melhores e piores que a nossa. Algumas nos utilizam como referência de preço. Outra, uma das maiores empresas do mercado, copiou nossa forma de fotografar uma linha de produtos. Nós pesquisamos por mais de 6 meses a melhor forma de apresentar os produtos da linha. Dois meses depois da mudança em nosso site, essa empresa está mudando a foto dos produtos deles também.

É evidente de a melhor forma de lidar com esse tipo de concorrência sem criatividade é inovar sempre. Nossa empresa se dedica a isso com afinco. O problema é o retorno do investimento da inovação. Se o intervalo entre a inovação e a cópia for muito reduzido, o lucro da inovação é transferido para quem copiou, especialmente se a empresa que copiou é de maior porte da que inovou.

O ideal é registrar as inovações, mas o sistema brasileiro é muito caro e lento, o que inviabiliza o acesso de micro e pequenas empresas, especialmente se somado à lentidão e aos custos do nosso Judiciário. Nos EUA, a IBM processou a Amazon por quebra de patentes da primeira na loja virtual da segunda.