Hipocondríacos contribuem para o nascimento de bactérias resistentes


The Evolution of Bacteria

Foto: Captura do vídeo The Evolution of Bacteria on a “Mega-Plate” Petri Dish (Kishony Lab) (YouTube/Harvard Medical School)

Sabe aquela história sobre ingerir antibiótico em excesso dificultaria a cura de doenças, necessitando de doses maiores para causar o mesmo efeito? Hipocondríacos e os adeptos à auto medicação estão contribuindo para o surgimento das superbactérias.

Nos últimos anos, relatos de surgimento de superbactérias se tornaram comuns. Superbactérias são resistentes aos mais modernos e potentes antibióticos. Em 2014 o Fantástico exibiu uma excelente matéria a esse respeito (Uso exagerado de antibióticos contribui para a criação de superbactérias (Fantástico / 18.05.2014).

Fala-se nos riscos, nas bactérias resistentes, mas faltava uma demonstração da interação entre bactérias e antibióticos. Pois bem, a Harvard Medical School realizou o experimento abaixo, testando a reação de uma bactéria a progressivas doses de um antibiótico.

Toda a evolução visualizada na demonstração decorreu em apenas 11 dias. Nesse curto espaço de tempo as bactérias evoluíram para resistir a doses do antibiótico superiores até 1.000 vezes a  inicial:

As nove faixas de ágar da “arena”, das bordas para o meio, possuíam quantidade crescente de antibiótico dissolvida na gelatina. Nas faixas das bordas não havia antibiótico, nas faixas seguintes (rumo ao centro), havia uma pequena quantidade (suficiente para matar a maior parte das bactérias) –x, digamos–, depois 10x, depois 100x, e depois, na faixa central, 1000x. Esse protocolo valeu para o antibiótico trimetroprima [1].

Em que pese as condições do teste não refletirem as do corpo humano, com seus diferentes tecidos, certamente após determinado tempo teríamos a reprodução do cenário demonstrado pelos pesquisadores: o surgimento de mutações resistentes aos medicamentos.

Conclui-se que devemos evitar a ingestão de medicamentos sem necessidade e que os tratamentos prescritos devem ser seguidos à risca, sob pena de surgirem a cada dia variações mais agressivas e resistentes desses microrganismos.

Para quem é da área de biológicas, diversas análises são possíveis a partir do vídeo, inclusive a destacada evolução das variações e a competição entre elas por espaços. Competição? Ocupar o espaço de outras correntes visando ampliar seu domínio? … hum….. talvez muito sociólogo precise estudar esse vídeo também…. 😀

Saiba +

  1. Cadê a Cura? Experimento gigante permite enxergar evolução da resistência a antibióticos em bactérias; veja vídeo – Acesso em 30/10/2016
  2. Harvard Medical School: Bugs on Screen – Acesso em 30/10/2016