Bote felicidade


espiral

Vivemos a ditadura da felicidade, repentinamente passamos a ter a obrigação de ser feliz. Se não estamos alegres, logo recorremos a remédios, terapias e somos alvo de críticas sociais, ninguém quer alguém rabugento ao lado. Seremos felizes a qualquer custo, se você não é, finja!

Essa casca de felicidade oculta os mais diversos sentimentos, qual o caminho para a felicidade? Ele existe? se existe é o mesmo para todas as pessoas? É só olhar ao redor para notar que não há uma receita única, é um caminho que cada pessoa deve enfrentar individualmente.

Ao contrário do que podemos crer em um primeiro momento, não há um patamar mínimo. A felicidade não depende de nível econômico, social ou saúde.

É certo que nossos estados de espírito seguem um espiral: crescem conforme são utilizados. Nós somos responsáveis pela nossa felicidade e não devemos colocar condições, é o tipo de emoção que devemos cultivar diariamente.

O Papa Francisco em um dos discursos no Brasil explicou claramente sobre o caminho para a fé, o amor e a felicidade: temos que colocá-los na nossa vida, como fazemos com os temperos na culinária:

Mas o que podemos fazer? “Bote fé”. A cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrinou através do Brasil inteiro com este apelo. “Bote fé”: o que significa? Quando se prepara um bom prato e vê que falta o sal, você então “bota” o sal; falta o azeite, então “bota” o azeite… “Botar”, ou seja, colocar, derramar. É assim também na nossa vida, queridos jovens: se queremos que ela tenha realmente sentido e plenitude, como vocês mesmos desejam e merecem, digo a cada um e a cada uma de vocês: “bote fé” e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; “bote esperança” e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; “bote amor” e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você. “Bote fé”, “bote esperança”, “bote amor”![2]

Veja o discurso:

Portanto, o caminho para a felicidade é ser feliz. Todo dia, toda hora, sempre que possível coloque felicidade na sua vida e você se tornará a cada dia uma pessoa mais feliz. Então basta um sorrisinho amarelo? Não, é necessário envolvimento real, algo de dentro para fora. Renato Russo já dizia: quem acredita sempre alcança….

Bote fé!

Referência

  1. Espiral (SpejoBlancoNegro / flickr) – CC BY-NC-ND 2.0
  2. Estadão: ‘Bote Cristo na vida’, diz papa na acolhida a participantes da Jornada