Pirataria em foco


Foi divulgada uma interessante pesquisa sobre a pirataria e o consumidor, especialmente no Rio de Janeiro. Algumas informações são interessantes:

  • Basta citar que 42% dos entrevistados compraram produtos piratas neste ano, percentual que, projetado em números absolutos, envolve mais de 78 milhões de brasileiros.
  • A pesquisa mostrou que os consumidores não adquirem esse tipo de mercadoria de forma indiscriminada. Os CD são os mais consumidos (86%), seguidos pelos DVD (35%), enquanto os equipamentos eletrônicos piratas são os mais rejeitados, com 49%.
  • A maioria dos consumidores de produtos piratas (66%) sabe da conseqüência negativa gerada pelo comércio ilegal; 70% deles o associam ao crime organizado e 79% acreditam que a venda das mercadorias prejudica o comércio formal, além dos fabricantes e dos artistas.

Interessante que a pesquisa exibe novamente que as pessoas estão trocando o agir ético pela vantagem imediata. É o caso de quem fura a fila, a pessoa sabe que está agindo errado, mas a vantagem compensa – é um pensamento raso e imediatista.

Infelizmente estamos aplicando a metodologia do fura fila em tudo, no trânsito, no trabalho, no estudo….

Nós reclamamos das consequências de agir assim, porém não vigiamos nossa própria atitude, pois nos sentimos como peixes em oceano: somos tão pequenos que nossos atos não conseguiram fazer a diferença – e por isso deixamos tudo como está.

Fonte: ASN