The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore


Este filme ganhou o Oscar de melhor curta de animação. A história é muito interessante e a animação bem realizada. Já assisti algumas vezes e ainda não consegui colocar em palavras o que esse filme me transmitiu.

Um turbilhão de ideias passam por minha cabeça: a vida gira, a cultura ilumina as pessoas, a importância dos livros, a relação entre escrever e ler, missão, conhecimento não é armazenar, é divulgar, ensinar. Inspiração.

Inspiração? Será que é por isso que lembrei do Finding Neverland / Em Busca da Terra do Nunca? Um daqueles filmes que merece ser assistido.

O Aulete associa inspiração com o despertar de novas idéias, súbita iluminação. Não basta, Thomas Edison já lembrava: Talento é 1% inspiração e 99% transpiração.

Na exposição dos painéis Guerra e Paz, o esforço do Portinari para chegar ao trabalho final impressiona, são centenas de esboços, cada detalhes dos painéis foi estudado para causar o impacto que o Artista desejava. Todo esse trabalho,  no entanto, tinha um objetivo, uma inspiração.

A inspiração nos move, é aquela luz no fim do túnel, o que nos leva à faculdade, trocar de emprego, academia, a superar os obstáculos. Quando essa chama da inspiração se apaga, algo nosso vai embora, uma alegria, um brilho nos abandona, sem perceber nos tornamos cinza, passamos o dia com a TV como companhia, como canta o Capital Inicial:

Eu não consigo mais me concentrar

Eu vou tentar alguma coisa para melhorar

É importante, todos me dizem

Mas nada me acontece como eu queria

(Leve Desespero)

Vejo pessoas que se acostumaram a viver sem inspiração, estão presos na rotina, no trabalho, na desculpa. A gente se acostuma, mas não deveria escreveu a Marina Colassanti, que assim finaliza a crônica: A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta e que, gasta de tanto se acostumar, se perde de si mesmo. Titãs, Jorge Luiz Borges já alertaram sobre isso.

Falta a inspiração, fazer qualquer coisa diferente, sonhar. Sabe aquela sensação de incômodo? É claro que desconforta, nos tira da rota, atrapalha a concentração. Mas é ela que traz a vida, a felicidade no olhar.

Saia do conforto. Eu estou tentando.

A animação está disponível no YouTube:

Referência

  1. Foto: morrislessmore.com
  2. Site Oficial: The Fantastic Flying Books Mr. Morris Lessmore
  3. IMDb: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore