Box 30 – unidade Santos e expectativa de crescimento


No fim de outubro de 2011 estive em Santos (SP) para o 12º Congresso da FACESP. Assim que cheguei descobri uma loja Box 30 no Gonzaga. Desde que o Alberto Saraiva anunciou a criação da rede no fim de 2010, estava curioso para experimentar.

O principal destaque são os sorvetes, há diversos sabores – mais do que o expositor armazena, segundo a atendente – o que facilita a escolha do consumidor (sem exagero de opções) e permite sempre apresentar novos sabores. A oferta foge do lugar comum, como o de macadâmia (excelente).

Me animei tanto com os sorvetes que na volta levei toda a a família no Habib´s crendo que os novos sabores (especialmente os com ingredientes árabes)  estariam disponíveis em todas unidades do Grupo, infelizmente as opções de sorvete do Habib´s ainda são as tradicionais.

Voltando ao Box 30, as tão divulgadas promoções na quantidade de salgados não são expostas com destaque na loja. Não gostei do mandiobox, destaque da rede. Já um outro salgado [esqueci o nome 😉 ] uma fatia de pão coberta com queijo e especiarias é uma ótima opção.

Se eu voltaria no Box 30? Sim. Indicaria para um amigo? Sim, especialmente os sorvetes. E sim, é verdade, esqueci de fotografar.

A expansão do Box 30

A Box 30 ainda não tem um site com cardápio e endereços das lojas, o que dificulta o acesso à informações. No post sobre o lançamento da rede recebi questionamentos sobre como abrir franquias Box 30, o Brasil Econômico entrevistou o Alberto Saraiva a respeito das franquias da Box 30:

Estamos fazendo reajustes no modelo de loja como um todo para daqui um ou dois anos começar a franchising. Não podemos testar os franqueados, precisamos entregar um negócio sólido, lucrativo, com parâmetros de número de funcionários e lugares”, explica Alberto Saraiva, presidente da rede, que além do Habib’s, conta também com o Ragazzo, restaurante de comida italiana [3].

A rede do Box 30 encerrou 2011 com 5 lojas em funcionamento. A previsão é inaugurar mais 15 estabelecimentos em 2012, todos próprios. Após essa consolidação inicial as franquias terão inicio. E o custo?

O objetivo de Saraiva é que o investimento para a montagem de uma unidade fique na casa de R$ 200 mil e R$ 400 mil – dependendo do espaço físico – e a lucratividade atinja 15% a 25%.

Além de ser uma loja mais barata que o Habib’s, que custa entre R$ 800 mil a R$ 1,2 milhão, a Box 30 demora menos para ficar pronta: 30-40 dias contra 90-120 dias da rede árabe. “Com isso, a penetração pode ser ainda maior do que o Habib’s”, acredita Saraiva [3].

Referência

  1. foto: Ice Cream (April Killingsworth/flickr) – CC BY 2.0
  2. studiobox: Inauguração do Box 30 em Santos
  3. Brasil Econômico: Irmã do Habib’s, rede BOX 30 vem para ficar