Protesto indevido? Pode ser fraude


multidaoPrecisamos tomar cuidado ao atender ligações informando protestos de dívidas, a maioria é fraude pois os cartórios de protesto não costumam informar protestos por telefone. Se você recebeu uma ligação, ofereça a menor quantidade de informações possível e pesquise.

A maioria dos cartórios de protestos está filada ao IEPTB, que permite pesquisar gratuitamente por protestos.

Nunca retorne a ligação no número que lhe informaram ou que consta na carta que você recebeu. Consulte o telefone e endereço do Cartório de Protestos no site do CNJ.

É importante observar que os cartórios de protestos não costumam informar sobre protestos por telefone e nenhum aceita pagamento por depósito ou transferência eletrônica. Efetue o pagamento no cartório.

Desconfie da urgência, especialmente se mencionarem o risco de encaminhar as informações para o SCPC ou Serasa. O cartório não encaminha cada dívida protestada para o banco de proteção de crédito, muito menos negativam o nome do devedor.

Há alguns meses um colega recebeu uma ligação do falso cartório. O atendente sabia o nome de um fornecedor da empresa e do gerente da loja. Pedi para ele confirmar no cartório o protesto e ele, descuidado, retornou a ligação no número que informaram na ligação, óbvio que quem atendeu confirmou o protesto.Somente quando ele foi pessoalmente no cartório (após pesquisar o endereço na internet) é que confirmou não existir o tal protesto.

No fim de 2013 foi presa em São Paulo uma quadrilha com mais de sete integrantes que praticava esse golpe do falso protesto, na reportagem são exibidos trechos de conversas com as vítimas.

Referência

  1. Multidão (Werllen Castro / flickr) – CC BY-NC-ND 2.0