compras: congelados estão adequados para consumo?


Produto mal armazenado, fotografado pelo Inmetro durante o estudo

Esta semana estive duas vezes no mesmo supermercado e o aspecto dos congelados me preocupou, pois as caixas estavam moles e úmidas, aparentando que o freezer ficou ou estava desligado.

Há alguns anos, aqui na região, existia um supermercado que desligava os freezers durante a noite, para economizar energia. Um conhecido confirmou essa informação com um gerente do mercado, que felizmente não existe mais.

Voltando, resolvi pesquisar sobre como podemos identificar se os congelados estão armazenados de forma adequada ou não.Localizei um estudo do Inmetro (de 2005) que analisou os congeladores de vários supermercados. Poucas empresas foram aprovadas. No estudo o Instituto orienta o consumidor:

A estocagem e a manipulação dos alimentos na distribuição podem ser etapas que possibilitam a introdução ou o aumento de perigos nos alimentos. São muitos os relatos de toxinfeccções alimentares que tiveram origem nestas etapas, especialmente devido a manipulação incorreta e a deficiência na temperatura de estocagem dos produtos.

Diante disso, o consumidor ao adquirir produtos congelados, deve estar atento aos seguintes itens:

§ Os produtos alimentícios congelados não devem estar amolecidos e sim rijos. Não devem permitir nenhuma deformação ao serem manuseados.

§ As embalagens não devem estar violadas.

§ Prefira comprar produtos congelados em freezeres que não possuam separadores entre os produtos pois estes prejudicam a circulação do ar gelado, que se movimenta em todas as direções.

§ Os alimentos estocados na parte inferior do freezer costumam estar melhor acondicionados em virtude da menor temperatura, já que o ar gelado é mais denso e se deposita no fundo do freezer.

§ As dependências onde se guardam alimentos, refrigerados ou não, devem ser limpas constantemente, para evitar o aparecimento de insetos.

§ Não deve haver restos de alimentos no fundo e nas laterais dos equipamentos.

§ A presença de gelo na superfície das embalagens ou
de água na parte superior dos balcões é um indicativo de irregularidade com relação à temperatura.

§ Observe sempre se os produtos colocados nos balcões frigoríficos não estão ultrapassando o nível limite de altura, como mostra a figura ao lado, para a estocagem nos freezeres. Normalmente, os alimentos colocados acima desta linha limite tendem a estar com a temperatura maior do que a definida pela legislação.

§ Deixe sempre a coleta dos produtos refrigerados ou congelados para o fim da compra. Se preciso for, leve bolsas térmicas ao supermercado para garantir queo produto seja mantido na temperatura adequada até chegar na sua casa.