Buscapé: buscador ou gerador de descontos?


office details

O Buscapé é o principal site comparador de preços no Brasil, muitos consumidores já descobriram que algumas lojas oferecem preços mais baixos no Buscapé do que em seus próprios sites, conforme comentei em outro post.

Mas o Buscapé não é o Google do comércio eletrônico, ou seja, ao contrário do que o marketing do site divulga, somente são exibidos no Buscapé produtos de empresas que pagam para aparecer no site, conforme podemos verificar na área do lojista.

O modelo de negócio do Buscapé é de um site de cupons de descontos. As lojas virtuais cadastram no site seus produtos com desconto e os consumidores utilizam esses descontos ao acessar as lojas através do Buscapé.

Não há nada de errado nesse modelo de negócio, o problema está na empresa não esclarecer que busca somente produtos listados pelas lojas que pagam pelo serviço, não é um site que acessa todo o comércio eletrônico nacional para buscar os menores preços.

Quando o Buscapé foi criado a ideia era um buscador de preços, mas o modelo de anúncios se mostrou mais rentável e logo nos primeiros anos de operação, há mais de 10 anos, ele  adotou somente os anúncios.

Referência

  1. Foto: finance data information (.shock / photo xpress)