Terra Vermelha de sangue 1


Assisti o filme Terra Vermelha, dirigido por Marcos Bechis, chileno, que conseguiu retratar o conflito entre fazendeiros e índios sem tomar partido. O filme escancara os dramas vividos por cada parte do conflito e as relações de dependência.

Ambos os lados tem motivos concretos para ocupar a terra e apesar do conflito de posse, há uma relação de simbiose entre índios e fazendeiros. A convivência entre culturas tão diferentes mostra que a miscigenação começa pelos piores aspectos de cada cultura: doenças, vícios, violência, exploração são os primeiros a ser transmitidos.

A exploração da miséria choca, assim como o crescimento do alcoolismo e do suicídio entre os indígenas. Por outro lado, não sei até que ponto nós podemos/devemos condenar os índios ao isolamento, a não se beneficiar do lado positivo que a nossa cultura também pode trazer, me preocupa o fato de alguém poder dizer o que é influência ruim ou boa.

Existe uma solução para o problema? A demarcação de reservas em grandes áreas não resolve, muito pelo contrário, os índios costumam migrar das reservas para áreas próximas à fazendas e cidades, como a Veja bem relata na reportagem sobre a Reserva Raposa Serra do Sol após 1 ano da demarcação [5].

Fingir que o conflito não existe, ou demorar para agir, como tem ocorrido no Brasil, é uma opção ainda pior, pois quando o Estado não está presente outras forças ocupam o espaço, como no confronto entre pequenos agricultores e madeireiros em Lábrea, sul do Amazonas.

O filme é baseado em fatos reais do conflito agrário no Mato Grosso do Sul entre fazendeiros e índios guarani-kaiowá, a história real é explicada pelo Global Voices. A Isabela Boscov fez uma interessante análise do filme para a Veja.

No próprio trailer do filme já aparecem as principais razões de cada envolvido no conflito:

Referência

  1. Foto: cena do filme Terra Vermelha, disponível em GlobalVoices: Brasil: Erradicando os Indígenas Guarani Kaiowá
  2. IMDb: Terra Vermelha
  3. GlobalVoices: Brasil: Erradicando os Indígenas Guarani Kaiowá
  4. G1: Crítica: ‘Terra vermelha’ expõe conflitos de valores indígenas
  5. Veja, ed. 2219, ano 44, nº 22, 01/06/2011 pág. 134