TAV: Trem bala São Paulo – Rio de Janeiro 5


Logo do TAV ( Trem de Alta Velocidade) Brasileiro. Foto: ANTT

No último dia 14/07/2010 a ANTT finalmente divulgou o Edital de Concessão do  Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro (veja o resumo do Edital). O Governo mantém um site que concentra todas as informações do Projeto. O G1 fez um infográfico com os principais detalhes do TAV.

O edital de licitação para a obra do Trem de Alta Velocidade (TAV), que será lançado nesta terça-feira, 13, em Brasília, irá ratificar a participação do BNDES no financiamento de 60,3% da obra, o que irá representar a disponibilidade de R$ 20 bilhões pelo banco, do total de R$ 33,1 bilhões previstos para o projeto. A novidade é que cerca de R$ 4 bilhões da obra deverão ser financiados pelo Eximbank (saiba mais no fim do texto) do país de origem dos fornecedores de equipamentos.

Com isso, ainda restarão cerca de R$ 9 bilhões de recursos diretos dos investidores privados que ingressarem no projeto. Apesar de a ideia de refinanciamento do empréstimo, que chegou a ser desenhada pelo banco, ter sido afastada, o projeto prevê a equalização do Tesouro para redução das taxas de juros, atrelada ao acompanhamento da demanda de passageiros, de acordo com uma fonte que acompanhou o processo.

Fonte: Estadão: Leilão do trem-bala será realizado em 16 de dezembro

O trajeto prevê estações opcionais, cabendo ao consórcio vencedor optar por construí-las ou não. Os detalhes do trajeto estão nesta página.

Vence o leilão (previsto para 16/12/2010) o consórcio que oferecer o menor valor de tarifa por km, cujo valor máximo é R$ 0,49. Esse modelo é o mesmo adotado com sucesso na concessão de Rodovias Federais, como a Fernão Dias. Não exigir nenhum pagamento ao Governo possibilita menores tarifas, atendendo o interesse da população, modelo oposto ao adotado pelo Governo do Estado de São Paulo nas últimas concessões.

Conheça o TAV que opera no Japão, nesta reportagem do Bom Dia Brasil: