Jarinu receberá 2ª Estação de Tratamento de Esgotos


Jarinu vai receber sua segunda ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), a construção começa no primeiro semestre de 2012, com início de operação previsto para o fim de 2014. Será construida no km 76 da Rod. Edgard Máximo Zambotto, próximo à Subestação da Elektro.

A inciativa faz parte do Prodes (Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas) da ANA em parceria com o Governo do Estado [4], integrando um projeto ambicioso da Sabesp:

A nossa meta é de que todas as cidades atendidas pelas empresas tornem-se 300%, ou seja, 100% de abastecimento de água, 100% de coleta e 100% de tratamento de esgotos até 2014″, afirmou Dilma Pena [1].

Essas metas da Sabesp são importantes, mas precisamos analisar com cuidado, como já comentei antes, eles não costumam considerar todos os domicílios dos municípios em suas estatísticas:

O quadro acima traz os índices de saneamento apenas da Sede do Município, o que é irrisório no caso de Jarinu, um município com grande extensão territorial. Boa parte da população vive em sítios e em bairros afastados do Centro.

O investimento é do Governo Federal, orçado em R$ 41,4 milhões para a construção da ETE e implantação de 10km de coletores e emissários. Essa ETE atenderá primordialmente o bairro da Nova Trieste.

Referência

  1. Fotos
    1. ETE Conselheiro Lafaiete (Governo de Minas Gerais / flickr) – CC BY-NC 2.0;
    2. Estatísticas de Saneamento de Jarinu: Sabesp: Sistema de aeração com baixo consumo de energia;
  2. Prefeitura de Jarinu: Jarinu ganhará mais uma Estação de Tratamento de Esgoto;
  3. em Foco: Obras da nova estação de tratamento de esgotos de Jarinu começam no primeiro semestre de 2012;
  4. SP Notícias: SP assina contratos do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas.