Jarinu: a violência aumenta


Na edição desta semana o jornal Em Foco, de Jarinu, ao comentar sobre os dois homicídios que ocorreram na última semana informa que já são 6 homicídios registrados este ano na cidade, contra três no ano passado.

O mesmo ocorre com outros delitos, como o furto. Em pelo menos três bairros da cidade as pessoas evitam deixar suas casas vazias e preferem não comentar sobre a compra de bens para não chamar a atenção.

O efetivo policial de Jarinu se mantém o mesmo há mais de uma década, já a população do município aumentou de 12.382 habitantes em 1996 para 20.611 em abril de 2007, conforme o IBGE.

O crescimento foi essencialmente em áreas urbanas, o que aumenta a pressão por emprego e o aumento da violência: começou nas brigas e facadas nos bares, passou para o furtos, tráfico de drogas e agora os homicídios.

Como resolver esse problema? Em primeiro lugar a prefeitura deve impedir a ocupação irregular de terrenos e oferecer educação de qualidade. O segundo passo é urbanizar, o acesso aos bairros deve ser fácil e finalmente apresentar opções de trabalho, oferecendo incentivos para a instalação de empresas que gerem muitos empregos.