Definido o consórcio que construirá a linha 17 do Metrô


O Metrô escolheu a empresa responsável pela construção da Linha 17 (Ouro). O vencedor é o consórcio Monotrilho Integração, composto pelas empresas Scomi Engineering (Malásia), Andrade Gutierrez, CR Almeida e  MPE – Montagens e Projetos Especiais.

A Linha interligará a estação Jabaquara (Linha 1 – Azul) à São Paulo – Morumbi (Linha 4 – Amarela), trajeto que totaliza 21,5km e 18 estações, incluindo um ramal para atender o Aeroporto de Congonhas. Outro diferencial é que não será operada com os mesmos trens do Metrô, mas sim, com monotrilho.

Os moradores dos bairros que serão atendidos pela nova linha reclamam da opção por construir a linha inteira elevada (15m do solo), temendo desvalorização dos imóveis. Por outro lado, a construção é muito mais rápida do que o Metrô subterrâneo e gera menos problemas do que o Metrô de superfície.

Não há previsão para o início das obras, mesmo após a escolha do Consórcio vencedor, pois uma liminar impede a continuidade da licitação: trata-se de uma ação civil pública proposta pela Associação Sociedade dos Amigos de Vila Inah (Saviah):

“Não existiu um detalhamento do projeto e por isso conseguimos a liminar. E houve recentemente uma confirmação dessa decisão. O Metrô recorreu e houve uma concessão para a abertura dos envelopes. No fim, perdeu mais uma vez e não pôde assinar o contrato”, diz o vice-presidente da entidade, Yves Jadoul.(3)

Referência

  1. Foto: Metrô: Apresentação da linha 17 – Ouro
  2. G1: Metrô escolhe consórcio que fará linha entre Morumbi e Jabaquara;
  3. Estadão: Morumbi: Metrô escolhe consórcio para monotrilho.