Preservação de mananciais 2


Há duas semanas o Globo Reporter está exibindo uma série de reportagens sobre novos programas de preservação de nacentes / matas ciliartes. Os projetos também contribuem para a recuperação da Mata Atlântica.

Nesta reportagem é explicado como funciona o programa, o sistema Cantareira de água da SABESP e uma interessante comparação da qualidade da água originada no sistema Cantareira e no da Guarapiranga.

A adesão aos programas de preservação é voluntária e o proprietário da terra recebe um “aluguel” pela manutenção da área que será recuperada e preservada. Esse sistema tem a vantagem de possibilitar uma preservação maior das áreas, pois as pessoas têm interesse na preservação, o que não ocorre nas desapropriações ou reservas de áreas por decisão governamental. O custo para o governo fiscalizar e cuidar das áreas também é reduzido.

É importante ampliar a abrangência desses programas para além das nascentes, protegendo as matas ciliares dos rios e represas. O sistema Cantareira, elogiado mundialmente, está com problemas de poluição nas represas na região de Atibaia e Bragança Paulista em virtude da construção de condomínios em volta da represa e com isso o despejo irregular de esgoto, desmatamento, erosão, combustível de barcos e resíduos industriais.

Enfim, é um belo começo, mas é apenas o início, há muito trabalho pela frente.

Saiba +