Estação Comandante Ferraz será reconstruída neste ano


Estação Comandante Ferraz

Um ano após o incêndio que destruiu a Estação Antártica Comandante Ferraz felizmente o Brasil conseguiu retirar todos os escombros e começa a construir a nova Estação.

A construção da nova estação é imprescindível para a continuidade das pesquisas brasileiras na região polar e para manter a presença brasileira na Antártica, conforme exigido no tratado internacional sobre a ocupação do continente Antártico.

Nesta semana (15/04/2013) foi escolhido o projeto vencedor do concurso promovido pela Marinha para  a nova Estação. O projeto vencedor e os demais selecionados no concurso estão disponíveis no site do IAB.

A jornalista Lília Teles esteve na área da Estação para mostrar o que foi feito e o trabalho dos militares e pesquisadores brasileiros na Antártica. A reportagem retrata a vida dos militares na base improvisada.

Os jornalistas permaneceram algumas horas na Antártica, suficiente para sentirem na pele como o clima muda rápido na região, dificultando a sobrevivência fora das estações.

Essa imprevisibilidade foi muito bem descrita pelo Amyr Klink no livro Parati II, onde narra sua viagem entre os dois pólos no fim da década de 1980.

Pinguins

Referência

  1. Fotos:
    1. Estação Comandante Ferraz durante o incêndio: Wikipédia (CC BY-SA 3.0)
    2. Pinguins na Antártica. PROANTAR
  2. Bom Dia Brasil: Projeto de Curitiba vence concurso para construção de base na Antártica
  3. G1: Projeto do Paraná vence concurso de nova estação brasileira na Antártica
  4. G1: Incêndio em base do Brasil deixa ferido e 2 desaparecidos na Antártida