Alternativa para a geração de energia


Ainda não desenvolvemos um método para gerar energia em volume, que não prejudique o meio ambiente. Sempre que o governo opta por algum tipo de geração, rapidamente surgem criticas sobre os riscos, custos e resultados. A tabela abaixo compara os prós e contras de cada tecnologia:

Fonte: G1¹

Algumas pessoas, chocadas com os danos causados pela formação dos lagos das usinas hidrelétricas, defendem fervorosamente a ampliação do parque gerador nuclear.

A energia nuclear é muito perigosa, primeiro por causa do lixo nuclear, segundo pelos riscos de vazamento nuclear na usina e a dificuldade (impossibilidade) de recuperar pessoas, animais e áreas contaminadas. A energia nuclear deve ser utilizada para pesquisas e para gerar energia quando no local não é possível instalar nenhum outro tipo de usina geradora.

No ano passado, o programa Cidade e Soluções da Globo News divulgou um projeto da prefeitura de Unaí (MG) que trata o lixo doméstico, reciclando automaticamente o lixo e gerando carvão para alimentar uma termoelétrica, o que evita o problema dos lixões e gera energia renovável sem poluente, pois tudo na usina é reaproveitado.

Referência

  1. G1: Entenda como a geração de energia elétrica afeta o meio ambiente;
  2. G News: Brasil tem iniciativas que transformam lixo em insumo energético;
  3. Projeto Natureza Limpa;