Como passei no Exame de Ordem 1


Logo após me formar em Direito, prestei o Exame de Ordem 133 mas infelizmente não fui aprovado por 0,5 ponto. Fiquei muito decepcionado comigo e com a correção da OAB, que sequer respondeu claramente ao meu recurso. Desisti e só no fim do ano passado (2009) voltei a me preparar para o Exame (140) e após muita confusão (primeiro as regras mudaram e depois ainda tive que fazer duas vezes a segunda fase) finalmente fui aprovado. Vejamos o que contribuiu para a aprovação:

Treine, treine, treine

Treinar à exaustão os Exames anteriores, mesmo antes da CESPE, faz a diferença. Não basta fazer os exercícios, é necessário simular as condições da prova, com as 100 questões da primeira fase para responder em 5 horas. O mesmo vale para a segunda fase.

A prática facilita o entendimento (interpretação) das questões e possibilita um controle preciso do tempo de prova, fundamental para resolver o Exame com tranqüilidade. Na segunda fase é importante utilizar as páginas pautadas do CESPE para responder as questões e principalmente a peça, assim aprendemos a controlar o tamanho dos textos para não extrapolar as poucas linhas disponibilizadas.

Na correção das peças da segunda fase, utilize sempre que possível os Espelhos da prova prática, para entender o que o CESPE exige e como distribui os pontos na avaliação.

Atualize-se

Várias questões são criadas a partir de mudanças na legislação ou entendimento jurisprudencial, principalmente súmulas. É importante se manter atualizado, especialmente quem se formou há algum tempo, como ocorreu no meu caso.

Rever as matérias é importante, pois são cobrados conteúdos dos primeiros anos da faculdade, é possível estudar sozinho, mas é necessário comprometimento e organização. Se possível, faça um cursinho ou utilize um livro com resumos para a OAB, dessa forma é possível focar nos assuntos mais cobrados no Exame, tornando o estudo mais produtivo.

No preparo da segunda-fase, faça o possível para estudar em um cursinho com aulas presenciais, que corrija as peças. No cursinho que fiz, mais de 20 peças minhas foram corrigidas, me ajudando muito a aperfeiçoar e adequar ao que o CESPE exige.

Não desista

Eu quase desisti da OAB, e perdi alguns anos que não terei de volta. Estude a sério para a OAB e faça todos os Exames até conseguir a aprovação, persista e aprenda com os erros. Aproveite para fazer concursos públicos durante o estudo, mesmo que seja só para treinar o conhecimento jurídico, principalmente se você não atua na área.