Advogados são essenciais nas campanhas eleitorais 4


LimpaBrasil

 

A cada eleição cresce o número de processos na Justiça Eleitoral, essa tendência de jurisdicionalização das campanhas gera tensão pós-eleitoral, está cada vez mais comum ver candidatos cassados por irregularidades nas campanhas anos após as eleições.

A Folha de S. Paulo apresentou nomes e números envolvidos nessa parte da campanha que passa desapercebida pelo grande público: a estrutura jurídica que dá suporte às campanhas. O investimento de cada candidato à presidência em 2014 é da ordem de R$ 2mi, somente com advogados.

Os partidos contratam escritórios especializados em Direito Eleitoral, Criminal e principalmente Direito Digital, ante os desafios que a Internet apresenta para as campanhas eleitorais.

A preocupação e principalmente a dificuldade para resolver eficazmente os problemas no meio digital levou a equipe do Aécio Neves destacar 27 advogados do Opice Blum.

Na Justiça Eleitoral, os candidatos optaram por ex-ministros do TSE: Arnaldo Versiani (Dilma), Carlos Eduardo Caputo, Marcelo Ribeiro, José Eduardo Alckmin (Aécio).

Referência

  1. Foto: Eleições Limpas
  2. Folha de S. Paulo: Partidos escalam tropa jurídica para blindar candidatos
  3. Consultor Jurídico: A Justiça e o Direito nos jornais desta quarta-feira